Em uma tigela grande, misture a água morna (não pode estar muito quente para não danificar o fermento. O ideal é que ela esteja quentinha e você suporte ficar com o dedo em contato com a água por 10 segundos.) com o açúcar, o fermento e 2 xícaras da farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar por 15 minutos coberto com um pano ou plástico filme sem contato com a massa.
Adicione o azeite na massa e acrescente a farinha de trigo aos poucos enquanto mistura. Ao formar uma massa mais consistente, comece a trabalhar ela com as mãos até adicionar toda a farinha de trigo.
Sove a massa por 10 minutos sobre uma mesa ou bancada, polvilhando mais farinha de trigo caso ela comece a grudar. Ao final, você deve ter uma massa lisa, macia e que não gruda nas mãos, mas tome cuidado para não colocar muita farinha de trigo a mais, isso pode deixar sua massa dura e pesada.
Faça uma bola com a massa e volte para a tigela. Cubra novamente, sem deixar que o plástico ou o pano encoste na massa e deixe que ela descanse por 1 hora e meia.
Após o período de descanso, corte a massa em 2 ou 4 pedaços (isso vai depender se você prefere uma massa mais fina ou mais grossa e qual o tamanho de pizza você deseja fazer) e abra os discos conforme desejado, sobre uma bancada polvilhada com farinha de trigo. Recheie como preferir e leve a massa ao forno, em uma assadeira baixa, por aproximadamente 30 a 40 minutos à 200º ou até que as bordas da sua pizza estejam douradas.
DICA: caso você queira congelar as massas prontas, abra a massa em discos no tamanho e espessura desejados, fure toda a massa com um garfo e leve ao forno por 15 minutos à 200º. Espere esfriar completamente, embale individualmente e leve ao congelador por até 3 meses.
Ou se preferir manter na geladeira, bem embaladas, as massas pré-assadas duram cerca de 7 dias.
0 servings