Expandir – parte 12 como começar um negócio do zero
Olá, docinhos!

Hoje vamos falar sobre como expandir a nossa empresa e entender como podemos fazer isso de uma forma simples sem ficar completamente perdido com as opções.
Se você chegou agora e ainda não viu os outros posts da nossa playlist “como começar um negócio do zero”, eu vou deixar aqui embaixo os links para os outros pots.
PARTE 1 – PLANEJAMENTO
PARTE 2 – INVESTIMENTO INICIAL
PARTE 3 – COMPRA
PARTE 4 – CALCULO DE GASTOS
PARTE 5 – LUCRO
PARTE 6 – ORGANIZAÇÃO
PARTE 7 – RECEITA DO BRIGADEIRO
PARTE 8 – ARMAZENAMENTO
PARTE 9 – EMBALAGEM
PARTE 10 – VENDAS
PARTE 11 – DUPLICAR O LUCRO
E pra não perder nada, me segue no instagram @docesdajessica que lá tem vários conteúdos complementares pra te ajudar nessa jornada.
Como começar a expandir
Então vamos começar a pensar sobre o nosso produto: aqui temos o exemplo de uma empresa de brigadeiros que começamos vendendo um brigadeiro mais simples, passamos à fazer brigadeiros gourmet (falei sobre isso no post de ontem – parte 11) e agora desejamos expandir.
Nós ainda estamos trabalhando apenas com o brigadeiro ao leite e chegou a hora de mudar isso e expandir o nosso trabalho com os brigadeiros.
Nesse ponto é importante decidir qual caminho vamos seguir e isso depende apenas de você. Pense nos produtos que você deseja incluir e com o que você mais se identifica.
Vou te mostrar apenas alguns exemplos de como você pode expandir a sua empresa, mas você pode acrescentar o produto que quiser nessa lista:
- Apenas brigadeiros de vários sabores.
- Brigadeiros, brigadeiros recheados e tubetes de brigadeiros.
- Brigadeiros e brownies
- Brigadeiros, brownies, tubetes, copo da felicidade, etc.
Em todos os exemplos eu mantive o brigadeiro porque nós começamos essa empresa com ele e já estamos acostumados a trabalhar com esse produto, além disso nossos clientes já tem esse produto como uma referência do nosso trabalho.
Também é importante que você tenha um foco e adicione um ou dois produtos de cada vez para não se perder. Assim, quando já estiver acostumado com a produção e venda desses produtos, acrescente outros à lista.
Você pode utilizar as mesmas técnicas que ensinei antes para todos os produtos que desejar vender.

Na minha conta do pinterest tenho várias pastas de ideias que você pode ver para pegar como exemplo e que podem te ajudar.
Use um caderno ou um documento no computador para anotar as suas ideias e os produtos que pretende vender, anote o que você considera vantagens e desvantagens de cada produto, faça os cálculos e gastos e lucro dos produtos e veja quais as melhores opções pra você antes de começar a produzir.
Assim as chances de ter uma expansão consciente e responsável são muito maiores e a sua empresa cresce bem e saudável.
Outra opção de expansão, caso você queira continuar com um único produto mas deseja crescer e vender mais, é começar a procurar pessoas que possam vender o seu produto.
Você pode anunciar em grupos ou falar com amigos, explicando que está procurando parceiros para vender o seu produto (sempre tomando cuidado e fazendo parcerias apenas com pessoas em quem você confia).
Você também pode oferecer parcerias para os salões de beleza ou lojas. E até mesmo tentar conversar com buffets para oferecer seu produto.
Espero que essas dicas tenham te ajudado e não deixe de acompanhar as nossas partes finais desse projeto.
Um beijo e até a próxima.

Oi, eu sou a Jéssica. Tenho mais de 15 anos de profissão e desde muito cedo eu me vi encantada pela cozinha e suas possibilidades. Não sei dizer ao certo em que momento isso se tornou algo tão significativo na minha vida, pra falar a verdade é como se isso fizesse parte de mim desde sempre. Foi assim que eu me encontrei na confeitaria e decidi, aos 18 anos, viver de doces.