jack lanterna de abobora - docesdajessica

Jack lanterna e a tradição das abóboras esculpidas desde 1830

Olá, docinhos!

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Como vocês já sabem, por aqui estamos em clima de Halloween e hoje é dia de falar sobre o Jack lanterna e a tradição das abóboras esculpidas.

Jack lanterna é o nome dado as abóboras esculpidas usadas como símbolo e enfeites nas decorações de halloween (dia das bruxas). Nessa época do ano é muito comum encontrar decorações, estampas, doces, gifs e muito mais relacionado à essas abóboras com carinha. Mas você sabe de onde vem isso?

Essas abóboras são esculpidas com características como olhos e bocas e ganham o charme final com a iluminação que é colocada dentro delas. Transformando-as assim em uma “lanterna” e ao contrário do que possamos pensar, devido à forte influência americana relacionada à esse símbolo, a cultura do Jack Lanterna se originou na Grã-Bretanha e na Irlanda, onde usavam nabos inicialmente e somente depois começaram a esculpir abóboras.

Nos Estados Unidos, as abóboras usadas como decoração foram primeiramente associadas às comemorações do dia de ação de graças. Relacionadas ao outono, estação de colheita desse legume, que para nós é comumente encontrada como “abóbora moranga”.

Nessa época do ano é muito comum que as casas e as cidades estejam repletas de decorações de outono com muitas folhas secas e abóboras por todos os lados.

Em países como EUA e Canadá, a abóbora tem um papel notável na cultura e pode ser vista em inúmeras comemorações relacionadas ao outono e as receitas são incontáveis. Até marcas como a Oreo e o Starbucks, entre muitas outras, transformaram isso em marketing lançando produtos com sabor de abóbora no mercado americano.

As abóboras se tornaram um símbolo tão forte e notável nessas culturas ao longo dos anos, que existem até mesmo competições relacionadas à produção e colheita de abóboras. Incluindo competições de abóboras gigantes que chegam a pesar mais de 1 tonelada.

Um fato interessante é que apesar do sucesso dos produtos feitos à base de abóbora, os norte-americanos raramente compram abóboras in natura para consumir em seu dia a dia, exceto quando vão em busca da abóbora perfeita para esculpir o seu “Jack-o’-lantern” ou o nosso Jack Lanterna, e lá eles transformam isso em um verdadeiro evento.

Agora que já sabemos um pouco sobre a cultura norte-americana e sua relação com as abóboras, vamos entender um pouco mais sobre a história do Jack lanterna que nada mais é do que uma lenda muito antiga .

Jack lanterna – o homem com a cabeça de abóbora

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Jack O’Lantern ou Jack Lanterna é um personagem lenda urbana que fala sobre a origem da abóbora de Halloween, um dos principais elementos culturais dessa comemoração. Ele se trata de um personagem mítico que tem influência de muitas tradições e diversos elementos culturais relacionados à história do halloween.

Inicialmente essa lenda surgiu na América do norte e se assemelha à lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, mas nesse caso, o Jack tem uma abóbora no lugar da cabeça. Acredita-se que essa lenda surgiu por volta de 1830 e só foi associada ao halloween em meados de 1860, apenas 30 anos depois.

Nos Estados unidos essa lenda tem forte influência na época de colheita das abóboras, que acontece durante a estação do outono (mesma estação do dia de ação de graças e do halloween).

De um modo geral, as comemorações do halloween surgiram por causa de uma adaptação de uma festa celta em comemoração à estação da colheita, e é comemorado às vésperas da festa cristã do Dia de todos os Santos que acontece no dia 1º de novembro e do “Dia de los muertos” ou Finados que acontece no dia 2 de novembro.

A Lenda do Jack O’Lantern

Inicialmente, a lenda que surgiu séculos atrás, se trata de um irlandês bêbado, o Jack, que perambulava pelas ruas das vilas do país. Ele era conhecido por ser uma pessoa manipuladora e mentirosa, que enganava turistas para conseguir beber de graça pelos bares da cidade.

A lenda conta que Jack era uma pessoa tão mal intencionada que o próprio diabo ouviu as histórias sobre ele e resolveu fazer uma visita à Irlanda para conferir do que se tratava. Mas Jack, com suas mentiras conseguiu enganar até mesmo o diabo.

Isso aconteceu por 3 vezes ao longo de mais de três décadas.

Na primeira vez, Jack convenceu o diabo à deixa-lo beber uma última vez antes que levasse sua alma e ele aceitou. Mas quando chegou o momento do Jack cumprir sua parte e ir embora, ele convenceu o diabo a se transformar em uma moeda de prata para pagar a conta do bar antes de ir e o diabo o fez, porem Jack o aprisionou em seu bolso junto à um crucifixo fazendo com que assim o diabo não conseguisse se libertar.

Feito isso, Jack o enganou novamente, negociando com o diabo dizendo que o libertaria para que voltasse à sua forma, se ele não levasse sua alma ao inferno pelos próximos 10 anos. E assim foi feito o acordo e Jack teve mais 10 anos na terra.

Passados os 10 anos terrenos, eles se encontraram novamente e mais uma vez Jack conseguiu enganar o diabo e posteriormente negociar mais anos de vida.

Com o passar dos anos o próprio estilo de vida de Jack acabou o levando à morte e quando isso aconteceu ele não foi aceito no céu e ao ser mandado ao inferno, nem mesmo o diabo o queria por lá. E assim Jack foi condenado a viver vagando infinitamente na terra. Mas para marca-lo como um ser do submundo, o diabo entregou à Jack uma lanterna feita de nabo oco com carvão dentro. Isso futuramente, com o passar da história da lenda, daria lugar à uma abóbora.

E foi assim que Jack se tornou Jack lanterna e a história de um homem que vagava com uma lanterna se popularizou e se tornou um tipo de lição de vida para pessoas mentirosas, manipuladoras e pretenciosas que tinham intenção de se aproveitar dos outros.

Diz-se que colocar as lanternas de abóbora na varanda das casas ajuda o Jack a se guiar e a encontrar seu caminho, mas se a luz da abóbora se agitar muito significa que o Jack está passando por perto. Algumas famílias que contam a lenda, dizem que isso ajuda a manter o Jack feliz para que não perturbe suas casas.

A lenda do Jack Lanterna e as tradições são mais comuns na América do norte, mas essa tradição também é vista em Portugal e por lá recebe o nome de “coca” e pode ser vista como um símbolo comercial dessa época por todo o mundo.

COMO FAZER um Jack lanterna na sua casa

Se você gosta de decorações de halloween e quer fazer seu próprio Jack lanterna, eu vou te mostrar como fazer isso da forma mais simples possível.

E não esquece de checar a nossa lista de RECEITAS DE HALLOWEEN depois, ela vai te ajudar a deixar o seu dia das bruxas ainda mais incrível e divertido.

Aqui eu fui atrás da minha abóbora perfeita e encontrei uma de quase 4kg que ficou em torno de R$9. Procure a abóbora mais bonita e laranjinha possível, é bom que ela esteja madura, isso vai facilitar o processo. Mas cuidado para não pegar uma abóbora passada que tenha partes moles na casca ou que esteja danificada.

Nós queremos um Jack Lanterna perfeito!

Eu decidi fazer isso na parte externa de casa porque essa tarefa pode fazer uma pequena bagunça e achei que fazer isso no quintal, sentada no chão era uma opção mais segura kkkk

Você vai precisar de:

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Uma abóbora… e um (ou alguns) gatinho pra te fazer companhia. Aqui a Nora estava vendo se tudo estava sendo feito de maneira correta. Ela entende muito de abóboras porque a ração deles é de frango com abóbora e alecrim, então eu escolhi os melhores especialistas para me ajudar. São ótimos entendedores de abóbora.

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Uma tigela pra colocar o retirar da abóbora, facas afiadas e de tamanhos diferentes (a pequena é melhor e mais fácil de manusear), uma caneta ou giz pra fazer o desenho e uma colher.

Abóbora escolhida, material separado, agora é só lavar bem a abóbora com água, sabão e uma bucha. Tirando todas as terrinhas e sujeiras que podem atrapalhar o processo. Depois seque bem a sua abóbora.

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Comece retirando a tampa de cima da abóbora. Guarde essa tampa porque vamos usa-la depois.

Depois tire todas as sementes e com a colher e uma faca pequena, vá retirando a polpa da abóbora. Tente tirar o máximo possível de polpa (você pode aproveita-la em receitas).

DICA: Existem muitas opções de receitas à base de abóbora que podem te surpreender, entre elas estão hambúrgueres, tortas, cupcakes, bolos, nhoques e massas, risotos, caldos e cremes, pães, bebidas, bolinhos com carne ou vegetarianos e veganos, cookies, sorvetes, muffins, hummus, curry, doces e muito mais.

Pensando nisso eu separei uma pasta no Pinterest com mais de 70 receitas com abóbora pra você aproveitar a polpa do seu Jack lanterna. Ah e lembre-se que as sementes da abóbora também podem ser usadas em receitas 😍

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Com a abóbora limpa por dentro, faça o desenho dos olhos, nariz e boca do seu Jack lanterna. Use a criatividade, busque modelos na internet e coloque todo mundo pra ajudar. Essa é a parte mais divertida.

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Com o desenho pronto, use uma pequena faca afiada e TOME MUITO CUIDADO para não se cortar. Com cuidado retire as partes marcadas para que os olhos, nariz e boca fiquem vasados. Retire os excessos necessários e acredite ou não, seu Jack estará quase pronto.

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Agora escolha o que deseja usar como iluminação dentro da sua abóbora, aqui usei velas de cera, mas você pode optar por velas eletrônicas, luz de fada ou pisca-pisca. Coloque a iluminação dentro do Jack, use a tampa para fechar a abertura de cima (se for necessário, use palitos de dente para prender a “tampa” da abóbora) e divirta-se. Seu Jack lanterna está pronto e agora é só fazer muitas fotos e vídeos divertidos com a sua lanterna de abóbora esculpida.

jack lanterna de abobora - docesdajessica

Observação: Nenhum gatinho se sentiu ameaçado pelo Jack Lanterna durante o processo e todos eles ficaram muito felizes em supervisionar o trabalho da humana pra verificar se tudo estava sendo feito de maneira correta. E 100% da renda desse post será direcionada à compra de deliciosos sachês que foi o cachê cobrado por eles para aparecer nessa postagem.

Gostou da ideia? Então não esquece de postar uma foto e me marcar no instagram @docesdajessica.

E antes de ir, me conta nos comentários se você gostaria de saber a origem de algo relacionado a outras comemorações e se sim, qual delas?

Um beijo e até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *