BENTÔ CAKES – a nova tendência que virou polêmica (+ E-book Gratuito)
Olá, docinhos!
De algumas semanas pra cá uma nova tendência tem se popularizado e se espalhado por todos os cantos, são os BENTÔ CAKES ou “bolos na marmita” e essas fofurinhas acabaram virando polêmica e dividindo a confeitaria em dois grupos. Vamos entender o motivo?
Pra começar, vamos falar sobre o que são os bentô cakes e como eles surgiram. De onde veio isso e como eles se tornaram essa febre mundial?
Antes de trazer o assunto pra cá eu pesquisei muito na internet pra entender como essa moda surgiu e vou tentar simplificar e resumir, mas por ser algo de uma cultura muito diferente da nossa quero que me corrijam se eu falar algo errado hein?
Para começar a entender esse bolinho na marmita, precisamos saber que eles são uma modernização de algo extremamente tradicional e com muita história e que tudo começou lá no Japão.
No Japão é muito comum algo chamado de bentô ou OBENTÔ que são pratos feitos para serem levados pra viagem e consumidos em outro local como escola, trabalho, piqueniques e afins. O que pra nós brasileiros, seria o equivalente a uma marmita. Esse tipo de marmita que geralmente leva arroz, peixes ou carne, legumes e conservas é algo muito tradicional lá e com o passar dos anos foi ganhando mais elementos e até temas diferentes (no pinterest você pode encontrar os mais diversos temas de obentô, até mesmo inspirados em personagens)
Agora que você já foi apresentado à historia do bentô e de onde veio a ideia, vamos falar sobre os bentô cakes.
Essa ideia de colocar um bolinho na marmita se popularizou na Coreia do Sul, onde eles fazem bolinhos com menos de 10cm de diâmetro e os colocam dentro de caixinhas descartáveis. A surpresa fica por conta das decorações lindas que tornam tudo mais fofo.
Vou deixar aqui algumas fotos de bentô cakes que eu retirei da internet, dá uma olhada
Além de decorações lindas e coloridas, o charme fica por conta das escritas que são comumente encontradas sobre os bentô cakes. Parabéns, mensagens de amor e recadinhos são algumas das palavras ou frases muito utilizadas.
A ideia é que sejam bolinhos individuais que podem ser consumidos em qualquer hora e lugar, por isso muitas vezes acompanham uma colher ou garfo. E são dados como um presente para alguém amado.
Mas por que esse bolinho tão charmoso e que é usado para presentear as pessoas amadas virou uma polêmica aqui?
A polemica divisora de confeiteiros fica por conta do trabalho x lucro relacionado aos bentô cakes.
Isso se deve ao fato dos bolinhos serem únicos e personalizados, cada um dos bentô cakes tem uma decoração assim como um bolo de tamanho grande e um bolinho de 8cm vai exigir tanto de você quanto um bolo grande.
Imagina aqui comigo… digamos que você vende um bolo de 16cm por R$60,00 e um bentô cake de 8cm por R$15,00 (essa é a média de preço que as pessoas estão vendendo e eu acho muito dificil conseguir vender por mais um bolo desses sendo que os clientes tendem a desvalorizar o trabalho complexo quando se trata de algo relativamente “simples” no visual e tão pequeno). Agora vamos analisar que você precisa fazer QUATRO bentô cakes para conseguir o valor de um bolo de 16cm.
E o que dá mais trabalho e vai te ocupar por mais tempo: Fazer e decorar UM bolo de 16cm ou QUATRO bentô cakes?
Além disso, seriam 4 embalagens, 4 adesivos, 4 acessórios (garfo, colher ou vela), etc.
Por isso a polêmica do “até que ponto isso vale a pena?”
Eles realmente são lindos e muito especiais, estão na moda e é algo que todo mundo quer, rendem ótimas fotos, mas é sempre necessário pesar se isso vai compensar pra você no final das contas.
Eu fiz uma live no instagram e abrimos uma ótima discussão sobre isso, então se você ainda não me acompanha por lá, aproveita pra me seguir no @docesdajessica pra participar de tudo isso também.
O resultado dos meus bentô cakes foi esse aqui, eu fiquei completamente apaixonada por eles
E se você quiser uma ótima receita de chantininho pra cobrir os seus bolos e deixar eles lindões assim é só ver essa receita AQUI.
Apesar dos pesares eu amei esses bolinhos e acho que vou adota-los por aqui para dar de presente pros xuxus da minha vida como um mimo, mas sinceramente, acho que eu não faria pra vender.
Nosso ebook gratuito sobre bentô cake
Um ebook GRATUITO com mais de 40 páginas com todas as informações que você precisa sobre a produção e venda do bentô cake.
Para baixar o ebook, você só precisa clicar NESSE LINK.
E você? Me conta aqui nos comentários o que achou dessa tendência dos bentô cakes
Oi, eu sou a Jéssica. Tenho mais de 10 anos de profissão e desde muito cedo eu me vi encantada pela cozinha e suas possibilidades. Não sei dizer ao certo em que momento isso se tornou algo tão significativo na minha vida, pra falar a verdade é como se isso fizesse parte de mim desde sempre. Foi assim que eu me encontrei na confeitaria e decidi, aos 18 anos, viver de doces.
Parabéns pelo texto e conteúdo sincero. Muito bom. Concordo com a questão trabalho x lucro. A questão eh conseguir agregar valor e vender por um preço q vale a pena. Se o preço médio fosse 25-30? Será q se pagaria? Talvez ainda seja cedo para o brasileiro pagar este valor, mas o produto está em um hype grande e deve crescer bastante.
Oii Lucas. Que bom que gostou! Fico muito feliz e super concordo com você. Acho que a confeitaria no geral tem passado por um momento complicado no Brasil, considerando a desvalorização do trabalho manual/artesanal e muitas vezes os clientes realmente não querem pagar o preço que seria justo. Ainda pretendo trazer mais conteúdo sobre isso e outros temas polêmicos assim. Se tiver alguma ideia, vou ficar feliz em falar sobre! Obrigada pelo comentário ❤
Parabéns pelo o conteúdo! Vou te seguir no instagran!
Aqui em são Paulo na capital, vendo eles a 25.00 reais, a maioria das pessoas que encomendam é para presentar.
Eu costumo fazer em uma assadeira maior e depois corto com o aro. O que sobra faço, bolo no pote e mini copos da felicidade, não tenho desperdício com a massa e as decorações acho mais simples que um bolo grande.
Oii Simone ❤ que bom que gostou! Fico muito feliz em saber e obrigada pelo comentário. Que show o seu trabalho e que ótimo que além de ter essa saída bacana e sem desperdícios, você ainda consegue cobrar um bom preço neles. Parabéns ❤ e obrigada por compartilhar com a gente! Se tiver outra ideia de conteúdo que podemos botar em discussão vou adorar falar sobre ❤
Eu faço os bentô cakes para vender, mas são cadeirinhas, ou seja, bolos com coberturas, então não me tomam tanto tempo. Vendo super bem, bolo de cenoura com chocolate, bolo de chocolate com ninho…
Olá Jéssica, tudo bem! Amei seu conteúdo sobre o Bentô cake, ainda não fiz mas acho super fofo e uma ótima idéia para presentear alguém! Só gostaria de tirar uma dúvida: o guardanapo que são colocados em baixo deles, é guardanapo comum ou existe algum especial para este fim?
Sou sua aluna, um grande abraço!
Oii Iara! Obrigada pelo comentário ❤ Amei a ideia dos seus bolinhos e te digo mais, eu prefiro mil vezes esses bolinhos kkk são fáceis de fazer e ficam uma delicia. Adorei a sua iniciativa de adaptar a ideia ❤
Eu faço os bentô cakes para vender, mas são caseirinhos, ou seja, bolos com coberturas, então não me tomam tanto tempo. Vendo super bem, bolo de cenoura com chocolate, bolo de chocolate com ninho…
Oii Iara! Obrigada pelo comentário ❤ Amei a ideia dos seus bolinhos e te digo mais, eu prefiro mil vezes esses bolinhos kkk são fáceis de fazer e ficam uma delicia. Adorei a sua iniciativa de adaptar a ideia ❤
Olá Jéssica, tudo bem! Amei seu conteúdo sobre o Bentô cake, ainda não fiz mas acho super fofo e uma ótima idéia para presentear alguém! Só gostaria de tirar uma dúvida: o guardanapo que são colocados em baixo deles, é guardanapo comum ou existe algum especial para este fim?
Sou sua aluna, um grande abraço!
Oii Virginia. Obrigada pelo comentário ❤ Ebaa!! Amei saber que é minha aluna. A melhor opção para os guardanapos são aqueles mais resistentes que parecem plastificados, sabe? aqueles muito baratinhos de papel fino acabam se desfazendo e grudando no bolo ❤ espero ter ajudado
Obrigada pelo texto, concordo na questão do valor, pois neste natal fiz muitos pães de mel e não ganhei o que um confeiteiro que fez as sobremesas cheias de frutas e cremes que e muito mais pratica e rápida de fazer do que um pão de mel Pequeno é trabalhoso, assei, recheei, decorei, embalei um a um, usei muitas etiquetas e fitas, o que um confeiteiro ganhou em uma sobremesa eu ganhei em dez a doze pães de mel. Valeu o esclarecimento
Oii Zila. Obrigada pelo comentário! É verdade, pequenos doces e porções dão muito mais trabalho e exigem muito mais tempo do que sobremesas grandes e mesmo assim acabam tendo um valor muito inferior. Como será que podemos melhorar isso pra confeiteiros e clientes? Se tiver alguma outra ideia de assuntos que gostaria de ver por aqui eu vou amar falar sobre ❤
Amei seu post.
E super concordo com você na questão dos valores. – p.s. paguei esses dias 39,99 em um Bento, mas só pq queria mesmo. Hahaha / sendo que normalmente pago 80,00 em um naked de 10 fatias.
Quando vi esses bentôs,a primeira coisa que pensei foi isso, o tempo X lucro X valor do produto.
O que observei no que como foi: que era um bolo de massa Extremamente fofinha, sem leite, e com apenas uma camada de recheio com chantilly por fora. Assim fazendo o produto ficar mais barato mesmo.