segunda - docesdajessica

Eu quero folga na segunda

Olá, docinhos!

Esse é um texto sobre carga mental feminina e a necessidade de uma folga na segunda.

segunda - docesdajessica

“Desculpa sociedade, mas é isso mesmo que você leu, eu quero folga na segunda…

Eu não quero começar a dieta na segunda, ou a academia e muito menos aquele curso de italiano. Não me venha com obrigações, que eu não quero ser produtiva.

Eu quero folga na segunda.

Eu quero folga porque eu não dei conta nem das tarefas da segunda passada e de coisa acumulada já me basta sexta.

Eu quero folga dessas promessas de segunda-feira e principalmente de ter que cumpri-las, afinal, quem foi que inventou que segunda é dia de começar alguma coisa?

Eu quero folga na segunda.

Eu quero folga do trabalho, da casa, das tarefas, das cobranças, do mundo e principalmente da culpa.

Eu quero folga de ser julgada porque não me importei com a louça que ficou na pia ou porque eu mandei doritos na lancheira das crianças.

Eu quero folga na segunda.

Eu quero folga pra não ter que me arrumar e principalmente porque eu não quero ter que brigar com espelho logo… na segunda.

E eu quero folga porque trabalho invisível também dá trabalho, mas chamaram de tarefas domésticas e só me sobra domingo pra faze-las, então se eu trabalhei no domingo…

Eu quero folga na segunda.

Eu quero folga porque em todos os outros dias eu trabalhei, entreguei, cuidei, lavei, cozinhei, organizei, limpei… ué, e eu não folguei. Então me procure na terça, porque…

Eu quero folga na segunda.”

A pensar em marcar as férias de 2022? Eis o calendário dos feriados

E você também precisa de uma folga na segunda!

Ou em qualquer dia da semana que você escolher pra descansar e fugir de tudo o que a sociedade e a rotina te impõe todos os dias, nós temos o direito e PRECISAMOS de uma folga como qualquer ser humano.

Infelizmente, lidamos diariamente com as consequências de sermos criadas como máquinas. Mulheres são ensinadas a não descansar, já reparou nisso? Você trabalha o dia todo e quando chega em casa ainda tem roupa pra lavar, comida pra fazer e casa pra cuidar. E quando foi que te deram o direito de reclamar disso sem ser com as suas amigas que se encontram tão esgotadas quanto você?

E se você trabalha em casa, essa carga é ainda mais pesada, porque eu duvido que você consiga trabalhar focada sem a interferência das “coisas que tem pra fazer”.

E é claro que eu sei da famosa frase que diz “mas nem todo…”, porém ter um parceiro que de fato te ajuda nas tarefas invisíveis e divide as obrigações com você, na sociedade em que vivemos, é sim um privilégio.

Eu escrevi esse texto me baseando na minha rotina de quando eu ainda trabalhava atuando como confeiteira, todo mundo achava estranho eu falar que tirava a segunda de folga.

Mas eu trabalhava tanto no final de semana, nunca tinha tempo pra sair, pra estar com as pessoas que eu amo, pra fazer as coisas que eu gosto e muito menos pra descansar (quem é confeiteira sabe que se dividir entre as tarefas de casa durante a semana e ainda dar conta de todo o trabalho de encomendas no final de semana é um caos, então eu tinha como regra folgar na segunda).

E agora a HBO lança 5 episódios da minha atual nova série favorita toda segunda-feira, me diz se isso não é um sinal do universo?

Mas se a gente parar dois segundos pra pensar, uma maioria esmagadora de mulheres (e não só as que trabalham aos finais de semana) se sente sobrecarregada tendo que dar conta de absolutamente tudo e garanto que a maioria delas gostaria de uma única folga, na segunda ou em qualquer dia.

Então hoje eu tô te dando o direito de não lavar a louça, de mandar doritos na lancheira das crianças, de assistir todos os episódios da sua série e de não cumprir as promessas de segunda-feira.

E se você que está lendo esse texto não é uma mulher sobrecarregada, acredite, eu estou extremamente feliz por você e acho que talvez você seja um unicórnio (ou sua rede de apoio é maravilhosa e que bom que você tem isso). Caso você seja um homem ou alguma pessoa que convive com mulheres sobrecarregadas, leia esse texto quantas vezes forem necessárias até você entender que elas estão cansadas e muitas vezes só precisam de ajuda em tarefas que em sua grande maioria podem parecer simples, mas que geram uma carga que o mundo jamais vai entender.

E por favor, enterrem a frase “mas você não pediu ajuda…”

Algumas coisas não deveriam precisar desse pedido, lembre-se disso.

Mulher, você não precisa dar conta de tudo e muito menos sozinha. Quem liga pro que os outros vão pensar ou falar? Tira uma folga na segunda!

Caso você conheça alguém que também está precisando de uma folga na segunda, compartilha esse texto e me marca lá no instagram @docesdajessica ❤️

Ou se você quer ver mais conteúdos do meu blog que não falam apenas de confeitaria e sim da vida como um todo, eu recomendo que você leia esse post aqui: MINHA HISTÓRIA….

Um beijo, e até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *