SELFIE CAKE a nova tendência BIZARRA da internet
Olá, docinhos!
SELFIE CAKE? Senta que lá vem história porque tem tendência nova no mundo da confeitaria e eu achei ela horrorosa. Mas isso é apenas a minha não tão humilde opinião!
Lá no instagram @docesdajessica eu já postei essa bizarrice e perguntei o que vocês achavam. Como era de se esperar, houve uma divisão de opiniões porque esse bolo é bem daquele tipo “ame ou odeie” e dificilmente alguém vai ficar em cima do muro com ele.
Mas vamos lá, afinal de contas , o que raios é um “selfie cake”? Selfie cake é um bolo, com uma decoração vintage belíssima, diga-se de passagem, que tiveram a ideia nada brilhante de colocar um espelho em cima para que as pessoas pudessem tirar selfies com o bolo.
A ideia em si é legal, devo admitir. Mas pra mim, esse bolo é problemático de tantos jeitos. Vou explicar…
Primeiro de tudo, se você ainda não sabe do meu histórico de birras com tendências, vê esse post AQUI onde eu falo sobre o tsunami cake. Julgo mesmo!
Agora voltando ao Selfie Cake, eu juro que tenho argumentos válidos e se mesmo assim, ao final desse post, você ainda quiser fazer e achar ele perfeito… TÁ TUDO BEM!
A minha obrigação moral é apenas te falar sobre os assuntos que estão bombando e dar a minha singela contribuição à sociedade com a minha opinião tendenciosa hahaha
Esse bolo foi um que eu fiz questão de reproduzir para que eu pudesse ter propriedade pra falar sobre ele e juro que eu tentei gostar, mas não rolou.
O bolo em si, não é o problema aqui. As decorações vintage são absurdamente lindas e estão super em alta, é algo que eu realmente amo e apoio. As cores, o estilo, tudo é encantador e lindo.
Mas a ideia de colocar um espelho sobre o bolo não me agrada em nada.
Começando pelo fato de que você não pode colocar qualquer espelho em cima do bolo do seu cliente ok? (aqui eu usei um espelho que eu já tinha porque fiz o bolo pra mim e me recusava a ir atrás de um espelho “próprio” pra fazer o bolo uma vez e nunca mais usar pra nada. Mas é claro que ele foi devidamente higienizado antes). O mais adequado é comprar os espelhos de alguém que trabalha com peças de acrílico e vai poder te fornecer um produto mais seguro, com menos riscos de quebrar, mais leve e melhor para ser usado para esse fim.
Mas seja um espelho de acrílico ou um espelho que você comprou e tirou a moldura, sei lá… ele PRECISA ser muito bem higienizado pra não contaminar o bolo.
Acho que esse é um ponto que obrigatoriamente qualquer pessoa que vá fazer o bolo já deveria estar ciente, mas vale reforçar né?!
Além disso é um gasto a mais na produção, consequentemente você tem que cobrar a mais por ele e eu particularmente acho um desperdício de recursos.
Agora as questões menos óbvias são:
Selfie Cake vale a pena?
O bolo fica difícil de cortar. Pensa comigo, é necessário retirar o espelho, retirar a folha de papel manteiga que é colocada sob o espelho para que ele não grude na cobertura do bolo. Toda a cobertura que você usou para decorar a borda do espelho foi desperdiçada e retirada junto com o espelho.
Faz bagunça! E vocês já sabem que eu sou completamente contra todo bolo que faz essa lambança na hora de cortar, porque os clientes tendem a ficar confusos, afinal, eles não tem a mesma experiência que nós para cortar um bolo e pode causar confusão.
O que quer dizer que você precisa se lembrar de entregar o bolo junto com um tutorial de como corta-lo.
Eu sei que a ideia é divertida e parece super empolgante, meu papel aqui não é te fazer desistir de fazer esse bolo. Longe disso!
Eu sou totalmente a favor de entregar aquilo que te dá retorno e que o seu cliente quer e infelizmente muitas vezes eles são guiados pelas tendências e a euforia de fazer parte de algo sem nem pensar no trabalhão que isso dá.
Só que a questão aqui é: EU achei bizarro! Mas essa é só a minha opinião.
Gosto da ideia, desaprovo a execução. Isso porque a ideia de um bolo com espelhos me agrada muito, desde que o bolo seja decorativo. Eu ia amar ter um bolo cenográfico assim no meu estúdio e acharia um charme, mas levar isso pra um bolo real me dá preguiça.
Eu redirecionaria os recursos e gastos desse bolo com coisas melhores, investindo em um chocolate mais nobre, ingredientes de mais qualidade ou até mesmo em embalagens mais elaboradas. Coisas que agregam valor real ao bolo.
E se você cobra no selfie cake o mesmo valor de um bolo normal, tem coisa errada aí.
Lembre-se, tendências passam mas a o investimento que você faz na qualidade do seu trabalho fica.
Ah é.. falando agora diretamente com quem quer esse bolo para o próprio aniversário: Você gosta de colocar a velinha centralizada em cima do bolo? Então esquece o selfie cake, porque eu até agora não achei um jeito legal de colocar uma vela nesse bolo kkkk
Em cima do espelho? Não, obrigada. 😂
Essa tendência ganhou meu selo de “reprovado”
P.S: Esse post conta com a minha opinião mas também foi escrito com uma pitada de humor e sem a menor intenção de ofender quem tem opiniões divergentes da minha. Espero que você tenha gostado do conteúdo e se divertido um pouco.
Me conta o que você achou dessa tendência do selfie cake, vou amar saber como está sendo por aí 🧡
Um beijo e até a próxima!
Oi, eu sou a Jéssica. Tenho mais de 10 anos de profissão e desde muito cedo eu me vi encantada pela cozinha e suas possibilidades. Não sei dizer ao certo em que momento isso se tornou algo tão significativo na minha vida, pra falar a verdade é como se isso fizesse parte de mim desde sempre. Foi assim que eu me encontrei na confeitaria e decidi, aos 18 anos, viver de doces.