Um post sincerão sobre erros, mentiras e perfeição.
Olá, docinhos!
Eu vim do futuro para avisar que o seu bolo vai dar errado… e que tá tudo bem! Não, eu não estou te jogando nenhuma praga, apenas constatando fatos sobre erros e a busca pela perfeição inalcançável.
Brincadeiras à parte, isso realmente vai acontecer e se você cozinha bastante, provavelmente já aconteceu. E olha… seu bolo vai dar errado muitas vezes, você vai cometer erros por muitos motivos e eu to aqui pra te falar que eu passo por isso até hoje, então não precisa se sentir sozinho.
Um dos meus posts que mais bombou no instagram foi um que eu mostrei a realidade de uma pessoa cansada (no caso eu sou a pessoa cansada) e sobrecarregada que ao tentar dar conta de tudo, acabou fazendo um bolo que foi um fiasco repleto de erros.
E isso acontece muito mais do que vocês imaginam. Eu tenho trabalhado com fotografia gastronômica e já cheguei a fazer centenas de fotos em um único dia, além de ter produzido as receitas. O que é extremamente cansativo.
E sabe de uma coisa? O cansaço e a sobrecarga mental são a principal porta de entrada dos erros. Por mais que você saiba como fazer algo com os olhos vendados e as mãos atadas, o seu cérebro não é uma máquina, então dá um desconto pra essa bolota de carne que você tem aí dentro da cabeça, o pobrezinho precisa de uma folga (e eu preciso me lembrar disso mais vezes).
A gente tem vivido uma rotina louca , cheia de metas impossíveis, excesso de trabalho, falta de sono e de horas de lazer e a troco de que°? Da busca por resultados insanamente perfeitos e totalmente inalcançáveis iguais aos que vemos nas redes sociais.
Mas sabe o que está por trás disso? Sabe o que a elite milionária do instagram não te conta? Que nos bastidores as coisas são errado PRA TODO MUNDO.
Eu sei que rolando o feed e olhando os resultados perfeitos é difícil acreditar que por trás daquilo alí tinha uma galera arrancando os cabelos e refazendo o trabalho várias e várias vezes porque tava tudo dando errado, além é claro, das inúmeras camadas de edição.
Eu não tô aqui pra gerar uma crítica aos meus colegas de profissão ou apontar os erros alheios, longe disso, afinal eu me incluo na galera que tá aqui esbanjando aparência, porque é isso que vende, é isso que faz a nossa renda (infelizmente).
Foto bonita, super produção e perfeição gera dinheiro, gera parceria e trabalho e por isso a gente sobrecarrega o mundo digital com conteúdo mascarado. Mas eu sei que você, consumidor de conteúdo (assim como eu e qualquer outra pessoa), acaba sendo afetado por esse padrão irreal, então eu só quero te convidar a retirar as lentes cor-de-rosa pra se sentir melhor com a imperfeição do mundo digital.
Nós não somos robôs, não somos máquinas programadas para criar meticulosamente algo perfeito e intocável, então é claro que 💩 acontecem ao longo do trajeto. Não se engane.
Se eu te falar o tanto de foto linda que eu já fiz de receitas que foram uma sucessão de erros…
Mas isso não quer dizer que eu estou vendendo uma mentira, não totalmente. Todas as receitas que eu posto são receitas que eu realmente testei ou criei e que EU SEI que funcionam, mas as vezes acontece da gente errar o preparo, esquecer de algo, não estar num dia bom e ai o bolo sola, a massa não assa direito ou queima, a receita fica salgada ou sem gosto e aí pras fotos funciona. Tudo é ângulo e um pouquinho de edição.
Um exemplo disso é uma receita de sorvetone que eu faço TODO ANO no natal, é uma receita perfeita, simples, que eu amo e que todo mundo que prova acha maravilhosa, eu faço ela de olhos fechados. No dia que eu precisei fazer ela pra tirar fotos pra um trabalho, adivinha… ela deu errado, mas não visualmente.
As fotos ficaram lindas, mas o sabor não fez jus a minha receita amada. Eu errei na quantidade de açúcar e esqueci de colocar creme de leite. Ficou impossível de comer, estava extremamente doce e não parecia nem um pouquinho com a receita que eu já fiz tantas vezes.
Entende o que eu quero dizer? A vida real é feita de erros e tá tudo bem. E as redes sociais são uma mentira ou uma “verdade mascarada”, se você preferir.
O bolo que eu postei no instagram é UM exemplo de algo que já aconteceu tantas vezes mas que a gente acaba não mostrando porque como eu disse antes, imperfeição não vende.
E eu tenho certeza que até mesmo o maior dos influenciadores do mundo, consome conteúdo de alguém que ele admira e acha que o conteúdo/vida dessa pessoa tá melhor que o dele. É um circulo sem fim de cobrança pessoal baseado em coisas que na verdade nem existem.
Eu sou completamente viciada em trabalho (o que é péssimo, não recomendo. Se você também é assim, procure ajuda) e muito perfeccionista, isso faz com que eu me imponha padrões bizarros e me compare constantemente, então esse post também é um lembrete pra mim.
Inclusive, estou escrevendo esse post me cobrando mentalmente de incluir nele coisas que deixam a postagem mais atrativa e que aumentam as chances dela ser entregue para mais pessoas. Ou seja, nem fazendo um desabafo eu paro de me cobrar a respeito da bendita perfeição.
Enfim, não tenho uma conclusão e muito menos uma solução pra isso não. Desculpa! Só estava reflexiva e quis compartilhar pra que eu e você possamos nos lembrar de nos cobrar menos esse padrão bizarro.
Tem um post que eu fiz sobre cansaço que foi um tipo de desabafo também, se quiser ler é ESSE AQUI.
Espero que a gente fique bem com isso.
Um beijo e até a próxima!
Oi, eu sou a Jéssica. Tenho mais de 10 anos de profissão e desde muito cedo eu me vi encantada pela cozinha e suas possibilidades. Não sei dizer ao certo em que momento isso se tornou algo tão significativo na minha vida, pra falar a verdade é como se isso fizesse parte de mim desde sempre. Foi assim que eu me encontrei na confeitaria e decidi, aos 18 anos, viver de doces.